Resenhas
Simão Cirineu
O Livro:
Este é um texto sem idade: nessa língua, tão Brasil e tão intemporal, a ponto de ser do povo bíblico de há dois mil anos e, ao mesmo tempo, deste nosso povo lusofônico, Orígenes afirma sua vocação de pureza e ingenuidade, de profundidade e fé – não uma fé orientada, definida, dirigida, mas a fé em que o homem saberá um dia redimir-se, como o vem fazendo há dois mil anos e continuará a faze-lo, pela solidariedade, pela bondade, pela esperança, pela lição, pelo exemplo, pela coragem, pelo amor, pelo respeito, pela pertinácia, pelo trabalho, por tudo o que põe os homens num prato fiel da balança do justo.
Antonio Houaiss
Rio, 16 de junho de 1986
O Evangélio de Lázaro
O Livro:
O Evangelho de Lázaro se origina de toda uma revolta do herói quanto a divulgação de um Evangelho falso "a mim atribuído", elaborado com fins outros que não os da verdade, simples. Daí, a versão do próprio personagem-narrador, retomando o equilíbrio e ganhando, assim, a obra, configurações míticas, e estas enquanto forma de alegoria que respeite acontecimentos históricos, filosóficos, etc., ou enquanto retomadas da própria história sagrada ocorrida nos "tempos do princípio": Mito fundador, instaurador, impulsionador (até, subordinador) do futuro. E, possivelmente, o mítico que se faz mais na linguagem, no modo de expressar o pensamento e não neste pensamento apenas. Estudiosos do mito querem que dinâmico, ele ganhe sempre roupagens novas, em atualização daqueles eventos passados (e sagrados). E o quadro nos remete para uma identificação plena com a narrativa de Orígenes Lessa e, principalmente, o relacionamento Lázaro x Barnabé, conclusão do romance.
Ivan Cavalcanti Proença
Rio/José Olympio / 1976
O Sonho de Prequetê
O Livro:
Um sonho igual aos seus sonhos
Quem nunca imaginou encontrar uma fada que realizasse todos os seus desejos?
Pois o menino de Prequeté imaginou, e a fada apareceu mesmo!
Só que ele pediu tudo o que lhe veio à cabeça, menos aquilo com que mais sonhava...
Qual será o sonho de Prequeté?
Em que confusões se mete o menino, ao ver realizados os seus desejos mais malucos?
(Resenha da Editora)
Coleção Girassol; SP, Ed. Moderna, 24º Ed.
ALEGRES DESVENTURAS DE UM RELÓGIO DE PULSO
O Livro:
Depois de "É conversando que as coisas se entendem" e "Memórias de um cabo de vassoura", dois "best-sellers" em literatura infanto-juvenil, Orígenes Lessa volta a usar a mesma sutileza e a mesma sensibilidade para nos contar uma história de relógios, aliás, "as alegres desventuras de um relógio de pulso". Que são alegres, está fora de dúvida. Desventuras, nem tanto. A verdade é que tem muita gente aí parecendo relógio de pulso. E por que não dois relógios conversando como gente. Ou melhor, tiquetaqueando...
E de tiquetaque em tiquetaque, passam pelo leitor ávido algumas situações que levam a pensar, outras que levam a sonhar, outras ainda que divertem. E todas, no conjunto, refletem como um diamante cheio de vida.
Jayme Bernardes
Rio / Nórdica / 1980
O CORDEL E OS DESMANTELOS DO MUNDO
O Livro
Antologia organizada por Orígenes Lessa e Vera Lúcia de Luna e Silva.
Orígenes Trabalhou no setor de filologia do Centro de Pesquisas da Fundação Casa Rui Barbosa.
Onde fez a nota introdutória desta antologia.
Fundação Casa Rui Barbosa, Rio de Janeiro / 1983
GENINHO E O GIGANTE MIRIM - Prêmio Mario de Andrade / 1975
O Livro:
Já é habito afirmar que as obras de Orígenes Lessa primam pela originalidade.
A deste livro consiste no diálogo permanente – feito de duras discussões e de acordos amigáveis – entre o livro e seu personagem principal. Este começa a contar suas fabulosas histórias, mas o livro recusa-se a acreditar... E acabam se desentendendo irremediavelmente!
(Resenha do Editor)
Rio / Tecnoprint / 1979
A GREVE DAS BOLAS
O Livro:
E se Domingo, no estádio, a bola não rola?
Vocês já imaginaram A Greve das Bolas?
Pois o Orígenes Lessa, escritor de talento, bolou estas histórias, onde as bolas conversam e têm sentimentos.
Mas um dia de sol... elas se revoltam.
Qual o motivo? Ora Bolas!
Descubra, lendo este livro !
Jaime Bernardes
Rio / Nórdica / 1981